A capital pernambucana será, a partir desta sexta-feira (8), o ponto de encontro da inovação nordestina com a realização da 9ª edição do Mangue.Bit, considerada a maior conferência de startups do Nordeste. Promovido pela Comunidade Manguezal, o evento será realizado no Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, e deve reunir mais de 10 mil participantes.
A programação vai das 9h às 19h e inclui palestras, experiências imersivas, exposição de startups, além da final nacional da Startup World Cup 2025, uma das maiores competições do setor no mundo. O evento conta com apoio da Prefeitura do Recife e patrocínio da Traciona.
Oito startups brasileiras foram selecionadas para disputar uma vaga na final mundial do torneio, marcada para outubro, no Vale do Silício, nos Estados Unidos. A campeã nacional concorrerá a um prêmio de até US$ 1 milhão.
As finalistas são: Biofábrica (recuperação de recifes de coral), IRISK (gestão regulatória), Dana Agro (tecnologia climática), Luckie Tech (monitoramento oncológico infantil), MicroGene (bioinsumos sustentáveis), FlakeFlow (automação no-code), Super Nina (IA na prevenção da violência) e Peoplefy (engajamento via WhatsApp com IA).
Além da competição, o Mangue.Bit traz nomes de destaque da tecnologia e inovação como Silvio Meira, Pierre Lucena, Vitor Salama, Eduardo Peixoto, Tereza Oliveira e Yves Nogueira. Ao todo, mais de 100 startups estarão presentes, reforçando o papel do Recife como um dos principais polos de inovação do Brasil.
Foto/ Imagem: Divulgação/ Rose Maria