Em uma reunião realizada nesta terça-feira (12), a vereadora do Recife, Missionária Michele Collins (PP), se encontrou com o Secretário Executivo de Políticas de Drogas de Pernambuco, Yuri Ribeiro, na sede da SEPOD, na capital pernambucana. O principal objetivo do encontro foi discutir o fortalecimento e a ampliação das iniciativas promovidas pela Política de Drogas em todo o estado.
Para Michele Collins, o governo estadual demonstra um compromisso em executar a pauta com maior eficiência. "A Gestão Estadual está promovendo uma reestruturação da Política de Drogas em todo Pernambuco, e viemos aqui para acompanhar de perto essas iniciativas e solicitar que essas ações sejam fortalecidas e expandidas", afirmou a vereadora.
Ela expressou otimismo em relação ao planejamento em andamento, destacando a importância de se discutir e planejar ações com antecedência. "Saímos desse encontro esperançosos com a fluidez do planejamento. Estamos apenas em março, e já estamos discutindo e planejando ações para o mês de junho, período internacionalmente dedicado à política de drogas. Isso nos faz acreditar que estamos seguindo o caminho certo", ressaltou.
Collins também criticou a abordagem anterior do governo em relação à política de drogas, descrevendo-a como excludente. "A antiga gestão tinha apenas uma linha de atuação na política de drogas, o que sempre foi excludente para uma grande parcela da população que necessitava dessas políticas públicas", apontou a vereadora.
Por outro lado, ela elogiou a abordagem da atual gestão, que busca ampliar, pluralizar e fortalecer as ações voltadas para o acolhimento, prevenção, reinserção e cuidado relacionados à problemática das drogas, tanto para os usuários quanto para seus familiares.
Além da presença de Michele Collins e Yuri Ribeiro, a reunião contou com a participação do conselheiro estadual de políticas sobre drogas, Mauro Barros, e da presidente da Federação Pernambucana das Comunidades Terapêuticas (Fepect), Emanoele Albuquerque.
Essa colaboração entre representantes políticos e autoridades da área reflete um esforço conjunto para abordar e enfrentar os desafios relacionados ao uso de drogas em Pernambuco, buscando soluções mais abrangentes e eficazes para essa questão tão complexa e importante para a sociedade.