Caruaru recebe, nesta sexta-feira (05), o Seminário “Articulando Redes pelo Fim da Violência contra a Mulher”, iniciativa que integra a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, mobilização internacional voltada à conscientização e ao enfrentamento das diversas formas de violência de gênero. O encontro acontece no Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) e reúne instituições, lideranças e movimentos sociais em defesa de ações concretas de transformação social.
Promovido pelo Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher Elma Novaes (Nugen), o seminário propõe um espaço de diálogo, articulação e fortalecimento de redes, reunindo representantes da educação, do terceiro setor, de empresas e de movimentos sociais comprometidos com a pauta.
Entre os participantes confirmados estão as representantes do Instituto ELA, Sonia Colombo e Sandra Garcia, presidente e vice-presidente da instituição, respectivamente. A Asces-Unita será representada pela pró-reitora administrativa Emília Pinheiro, que também atua no Selo Pernambuco do Instituto ELA, além da coordenadora do Nugen, Elba Ravane.
De acordo com Elba Ravane, o seminário reforça a importância da atuação conjunta no enfrentamento à violência contra a mulher. “O encontro vai reunir instituições do campo da educação, empresas, movimentos sociais, ativistas, pesquisadores e pesquisadoras, para que, de mãos dadas, possamos pensar estratégias efetivas para o fim da violência contra a mulher”, destaca.
O evento será realizado de forma presencial e gratuita, a partir das 14h, na Biblioteca do Campus I da Asces-Unita, localizada na Avenida Portugal, nº 584, no Bairro Universitário, em Caruaru. As inscrições podem ser feitas previamente por meio de formulário online.
Fundado em 2020 por um grupo de educadoras, o Instituto ELA atua no fortalecimento e na capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, emocional e profissional, promovendo redes de apoio e formação como instrumentos de autonomia e cidadania.
Foto/ Imagem: Reprodução/ Freepik
%2009.42.29_84353606.jpg)