Paiva ganha novas Rotatórias Verdes e reforça agenda de sustentabilidade

Isabel Gusmão
By -


O Litoral Sul do Recife está passando por uma transformação paisagística com a implantação das chamadas Rotatórias Verdes no bairro do Paiva. A iniciativa, conduzida pela Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP), tem como objetivo harmonizar o desenvolvimento urbano com o cuidado ambiental, além de promover bem-estar para moradores e visitantes.

O projeto contempla a revitalização de rotatórias com paisagismo sustentável, utilizando espécies adequadas ao clima e ao ecossistema da região. De acordo com Gabriel Belmont, gestor da AGRP, a intervenção é parte de um plano contínuo de melhorias. “Diariamente, mapeamos o bairro e buscamos trazer inovações e soluções que elevem a qualidade de vida para moradores e frequentadores, reafirmando o compromisso de um ambiente pautado no desenvolvimento responsável”, afirma.

Quatro rotatórias já receberam o novo paisagismo: as localizadas nas ruas Vitória Régia, Sapotis, Tamarindos e Pitombas. A próxima intervenção será na rotatória da Rua das Laranjeiras, que encontra-se em fase de planejamento. Entre as espécies plantadas, estão palmeira-areca, ipê de restinga e dionela, escolhidas por sua resistência e contribuição estética.

A ação integra um conjunto de melhorias promovidas este ano pela Associação. Um destaque foi a criação de novos ambientes públicos a partir do reaproveitamento de materiais excedentes de obras imobiliárias e de manutenção. A pista de passeio do bairro, por exemplo, foi construída com mais de 90% de materiais reutilizados, reforçando a política de economia circular adotada pela gestão local.

Primeiro bairro planejado de Pernambuco, o Paiva é resultado de um projeto imobiliário desenvolvido pelos grupos Ricardo Brennand e Cornélio Brennand. A proposta inclui dois parques públicos, 8,5 quilômetros de praia e 118 hectares de Mata Atlântica preservada. A AGRP é responsável pela zeladoria urbana e pela conservação dos espaços públicos, com ações contínuas de limpeza, manejo da orla e preservação da fauna e flora, fortalecendo a sustentabilidade como pilar central do bairro.


Foto/ Imagem:  Divulgação/ Tacyana Viard


#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!