O projeto “Pernambuco: Folclore e Folguedos”, que vem percorrendo o Brasil com uma proposta itinerante de celebração da cultura popular, lançou recentemente uma série de podcasts que promete aproximar ainda mais o público das tradições pernambucanas. Disponíveis no site da ADCE Produção Cultural (www.adceproducao.com.br) e no Instagram oficial do projeto (@pefolcloreefolguedos), os episódios revelam os bastidores, inspirações e impactos da obra idealizada pelo artista plástico Pedro Índio, renomado artista de Olinda que é conhecido por sua dedicação à preservação e promoção das tradições culturais nordestinas..
O quarto episódio aborda o potencial do folclore no turismo. O historiador e turismólogo Braulio Moura explica como as manifestações culturais pernambucanas impulsionaram a economia criativa, com dados e exemplos que fortalecem a conexão entre cultura e desenvolvimento econômico. Mas, ainda serão lançados mais dois episódios que trarão novos olhares sobre a cultura popular, manifestações do Nordeste e sobre o próprio projeto, edição final da série de podcasts que conta com a participação da equipe que integrou o processo itinerante fora do estado: as produtoras Dora Dimenstein e Ana Maria Silva da ADCE Produção Cultural (produção executiva e gestão administrativa), a consultora de comunicação Ivelise Buarque (Assessoria de Imprensa) e a produtora Ângela Santana (coordenação de produção).
Com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio do Instituto Cultural Vale e Eletrobrás , o projeto reafirma o papel da arte e da tradição como elementos centrais da identidade pernambucana com uma iniciativa diversificada proposta pela ADCE que contou nesse processo com o apoio cultural da Mirada e da organização Macassar. A produção dos podcasts envolve ainda a Zest Artes e Comunicação de Taciana Oliveira, a jornalista e radialista Lina Fernandes (apresentação e produção) e gravação e edição de Admilson Rufino do One Estúdio. Para conferir a série completa, basta acessar o site da ADCE ou seguir o Instagram @pefolcloreefolguedos.
* Foto: Taciana Oliveira