Funase e Escola Dom Bosco capacitam jovens para o mercado

Isabel Gusmão
By -

Uma iniciativa que une a Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase) à Escola Dom Bosco está se destacando como um exemplo de transformação social. Retomada em março de 2024, a parceria tem o objetivo de capacitar e inserir no mercado de trabalho jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

O programa Jovem Aprendiz, que é o carro-chefe da iniciativa, já beneficiou diretamente dois adolescentes. Além disso, outros 16 jovens foram inseridos no mercado de trabalho em 2024, sendo 15 deles como estagiários de nível médio e um em emprego formal. O impacto vai além das estatísticas: a iniciativa oferece uma perspectiva de futuro para quem antes se via em situação de vulnerabilidade.

Com acompanhamento semestral e reuniões de feedback conduzidas em parceria com a Escola Dom Bosco, o programa não se limita a fornecer formação técnica. Ele também promove o desenvolvimento de habilidades essenciais, como responsabilidade e confiança, essenciais para o mercado de trabalho e a vida pessoal. “Nosso objetivo é criar condições para que esses jovens reconstruam suas trajetórias. Queremos que eles se sintam capazes de sonhar e realizar”, afirmou Raissa Braga, presidente da Funase.

Os cursos oferecidos pela Funase incluem Atendimento ao Cliente, Informática, Introdução ao Design Gráfico, Redes Sociais e Marketing Digital, Básico de Fotografia, entre outros. Essas opções ampliam as possibilidades de inserção no mercado e incentivam os jovens a explorarem seus potenciais.

Os resultados também são percebidos nos relatos dos participantes. “Aprendi coisas que não sabia antes, como mexer no computador e organizar documentos. Quero seguir nessa área e, quem sabe, ter minha carteira de trabalho assinada”, contou A.F.S., de 18 anos, um dos jovens participantes.

Apesar dos avanços, desafios ainda existem, como a resistência de algumas empresas em contratar jovens vinculados à Funase. Contudo, a instituição tem trabalhado para sensibilizar o setor privado sobre o potencial desses jovens e a importância de oferecer oportunidades.

A parceria entre a Funase e a Escola Dom Bosco é um modelo de como a união entre políticas públicas e apoio institucional pode transformar vidas, gerando impacto real e duradouro para jovens em situação de risco social.

 

 * Foto: Divulgação/ Matheus Soares

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!